Seguro Transporte – Os prós e os contras do Seguro de Transporte

Pode-se considerar que apenas com o seguro transporte as transportadoras podem fazer tranquilamente o envio de carga. Independente do meio em que se realiza o transporte seja aéreo, marítimo ou terrestre. Os seguros ofertam diversas vantagens e seguranças para cada especificidade da viagem. A seguir, é explicado sobre seu funcionamento e vantagens e desvantagens sobre o Seguro Transporte.

DPVA 2019

Seguro Obrigatório

 

Como primeiro ponto é importante se explicar o mecanismo básico para obter o seguro transporte, existem diferenças para três espécies básicas: transporte terrestre, transporte aéreo, ou transporte marítimo. Também existem diferenças quando é uma importação ou exportação.

Outro seguro existente e obrigatório é o DPVAT 2019, o qual deve ser pago todos os anos por motoristas de todo os estados do Brasil. Esse imposto pode ser pago no início do ano junto ao IPVA.

Antes de se fazer o seguro é feita uma vistora de sinistro, sendo esse ponto fundamental para estipulação do preço do seguro. É feita a apólice que basicamente cobre sinistros e cargas roubadas. Entretanto os aditivos podem dar maior cobertura, aumentando proporcionalmente o preço à medida que se adiciona coberturas a apólice.

Uma importante cobertura cada vez mais propagada atualmente é o seguro RC — devido ao perigo de um transporte poder causar danos a terceiros. Quando se tem dúvidas acerca das coberturas da apólice, é comum a leitura da cláusula dos excluídos (que especifica os sinistros que a seguradora não ressarci). Existem ainda aditivos que limpam os resíduos ou produtos, que obstruem as estradas, das cargas sinistradas. Ainda, para carga marítima, existem seguros ecológicos que indenização as perdas que possam poluir o ambiente, por exemplo.

A vantagem de se ter o seguro centra-se na própria proteção e a garantia de não se ter altos prejuízos inesperados por roubos ou sinistros, outra vantagem ocorre para os segurados está no tocante às coberturas adicionais oferecidas. Em caso de danos a terceiros, considerados obviamente culposo, ou a indenização ao responsável pelo transporte em caso de invalidez por acidentes pessoais. O defeito básico centra-se no inesperado que as estradas ou vias oferecem, tendo riscos variados, que para se encobri-los é necessária grande aquisição de adicionais.

Entretanto o seguro é a única forma de se ter tranquilidade no ramo das transportadoras, não deixando o empresário perder bruscamente com acidentes ou roubos, por exemplo. As coberturas específicas e os anseios do cliente fazem diferença na negociação do contrato, assim como a avaliação do risco. Logo, sendo o seguro transporte essencial a qualquer empresário do ramo.

Em Minas Gerais o DPVAT 2019 MG funciona da mesma maneira, e quem não realizar o seu pagamento corre o risco de pagar multas e até mesmo perder o veículo. O imposto é destinado para as vítimas de acidente de trânsito, pagando a elas uma indenização que auxilia no processo de recuperação.

This entry was posted in Caronas. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *