Prazo para inscrição de certificadores de Provas

Professores da rede pública estadual e municipal e servidores públicos federais poderão se inscrever para certificador do Exame Nacional do Ensino Médio até as 23h59 de 7 de agosto.

Estão abertas as inscrições para certificador do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os interessados terão até o dia 7 de agosto para realizar a sua inscrição no portal do Inep ou pelo aplicativo da Rede Nacional de Certificadores (RNC). A publicação do edital para certificação ocorreu no último dia 14. O objetivo do Ministério da Educação é levar, pela primeira vez, a Rede Nacional de Certificadores para todos os locais de aplicação do Enem.

Poderão se candidatar às vagas servidores públicos federais e professores das redes públicas estadual e municipal. A formação mínima exigida para se candidatar à uma vaga é o ensino médio. Quem já foi certificador em anos anteriores e deseja participar novamente, precisará realizar novamente a inscrição.

Para isso, acesse a página do participante do Enem 2019 e tenha mais informações a respeito.

Os certificadores do Enem são os responsáveis pelo controle de situações de risco, como guarda e abertura dos malotes das provas do exame e controle de fraudes durante o período de aplicação das provas. Ao final do período do exame, serão responsáveis por apresentar um relatório através do aplicativo da Rede Nacional de Certificadores, disponível para Android e iOS. Os candidatos que atuarem como certificadores do Enem passarão por um treinamento a distância para capacitação.

Os certificadores selecionados para participar da aplicação das provas do Enem serão responsáveis por arcar com os valores gastos com transporte e alimentação.

O pagamento será realizado, para servidores públicos federais através da Gratificação por Encargo de Cursos e Concursos (Gecc), ao valor de R$ 26,50 por hora trabalhada. Já os professores da rede pública serão remunerados através do Auxílio Avaliação Educacional (AAE), ao valor de R$ 318,00 por dia. A jornada durante os dias trabalhados, será de 12 horas.

Para se inscrever, os candidatos não poderão estar de licença, inativos ou afastados de seus cargos, e não poderão ter parentes de até terceiro grau inscritos nessa edição do Enem.  Já no caso dos professores da rede pública de educação, precisam estar registrados no censo escolar.

Para participar da Rede Nacional de Certificadores, os candidatos precisam ter celular ou tablet com acesso à internet independente de uma conexão via WI-FI, além de precisarem ter acesso a computador com internet para realizar o curso de capacitação a distância. Só serão admitidos os candidatos que obtiverem o aproveitamento mínimo no curso, que deve ser realizado pelo Inep.

This entry was posted in Ensino. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *