Bolsas de Estudos para Graduação

Dizem por todos os cantos do mundo que o estudo é a melhor herança que nossos pais podem nos deixar, pois ele não se perde, ninguém nos rouba, jamais se acaba e está frequentemente se renovando, este é um conselho muito relevante e útil, um incentivo vindo de pessoas experientes que já perceberam que o poder da educação é capaz de abrir muitas portas. Mas infelizmente o acesso aos estudos não é extensivo a todos, é sim um direito, mas que as autoridades competentes não têm sido capazes de fazer cumprir à risca.

Na maioria dos casos o que garante o acesso as universidades é o poder do dinheiro, e este, como todos bem sabem, é privilégio de poucos. Pessoas de classes menos favorecidas economicamente, que são a grande maioria da população brasileira, não tem condições de investir dinheiro em graduação e muitas vezes fazem somente o ensino fundamental e médio, de onde saem em busca de oportunidades de trabalho para prover o seu sustento e ainda tentar auxiliar a família.

Saudável é a ambição que impulsiona as pessoas a irem em busca de seus sonhos e objetivos, e neste sentido os jovens podem contar com as bolsas de estudo oferecidas por diversas instituições que fazem um trabalho duro tentando amenizar o abismo da desigualdade social. Abaixo citamos as principais bolsas de estudo:

Fies (financiamento estudantil)

Programa que financia cursos de graduação para alunos carentes que estejam comprovadamente matriculados em universidades particulares. A variação do valor financiado varia entre 25% para quem seja bolsista do prouni e 50% para estudantes sem auxilio algum.

Graduação – Bolsas restituíveis

Se assemelham ao sistema Fies e são ofertadas por instituições de ensino que adotam critérios próprios para definir o valor de seus empréstimos. Neste caso a oscilação se dá entre 10 e 100% de seu valor mensal.

Bolsas filantrópicas

As universidades são obrigadas por lei a oferecerem bolsas deste tipo, porém seu processo seletivo sofre variações de acordo com a regulamentação interna de cada instituição. Os alunos ficam desobrigados a fazer qualquer espécie de serviços ou de pagarem pelas suas bolsas de estudo.

Bolsa empresa

A empresa disponibiliza um valor determinado aos seus funcionários e também aos que necessitam de ajuda para prosseguir com os seus estudos. A qualificação oferecida aos funcionários retorna em forma de lucros que a empresa obterá com a qualificação profissional do referido funcionário.

ProUni

ProUni ou Programa de Universidade para Todos destina-se aos estudantes que sejam menos favorecidos economicamente, carentes, e as bolsas disponibilizadas poderão ser tanto integrais quanto parciais. Atualmente a nota obtida através da prova do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio, consiste em seu principal critério seletivo, sendo que posteriormente as normas seguidas são da instituição que seja sua parceira no projeto.

Educa Mais Brasil

Você não precisa obrigatoriamente ingressar em uma universidade para fazer um curso de graduação e até mesmo pós-graduação, isso é possível no Educa Mais Brasil 2019, e o programa oferece bolsas de estudos de até 70% aos estudantes. Aproveite e se inscreva o quanto antes no site oficial do programa.

This entry was posted in Ensino. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *